top of page

Casabloco 2026 transforma Rio em território livre do carnaval brasileiro

Festival ocupa jockey club do Rio e desembarca num encontro histórico entre bola preta e galo da madrugada, além de atrações simbólicas para a cultura carnavalesca e seus foliões. Por Juliana Costa, para o Vivendo de Shows.


Programação e Flyer da Casabloco | Créditos: Divulgação.
Programação e Flyer da Casabloco | Créditos: Divulgação.

O Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam a 7ª edição da CasaBloco, festival que traduz a pluralidade dos carnavais do Brasil e transforma o Rio de Janeiro em um grande território de encontro entre ritmos, linguagens e manifestações populares. Entre os dias 29 à 31 de janeiro de 2026, a CasaBloco ocupa o Jockey Club Brasileiro, na Gávea, bairro da Cidade Maravilhosa.


Com mais de 25 atrações confirmadas, o line-up reúne nomes como Alcione, Samuel Rosa, Fernanda Abreu, Sarajane, Lenine, Geraldo Azevedo, Juliana Linhares, SPOKFREVO Orquestra, Cacique de Ramos, além de blocos, maracatus, performances e bailes que atravessam samba, frevo, maracatu, axé, brega e pop.

A abertura, na quinta-feira (29), é dedicada ao samba, com o bloco Cacique de Ramos em uma noite de homenagens a Bira Presidente e Arlindo Cruz, além do Samba do Sacramento e do show de Alcione, grande atração da noite Vem Sambar.

Na sexta-feira (30), o tema é “Nordeste, Um País”, promovendo o encontro entre carnavais do Rio, Pernambuco e Paraíba. O palco recebe Geraldo Azevedo com Juliana Linhares, Lenine com a SPOKFREVO Orquestra e a estreia, no Rio, do grupo Guerreiros do Passo, patrimônio cultural do Recife, além dos Caboclos de Lança e do Baile do Quizomba.

Já no sábado (31) encerra a programação carioca com “Jardins da Babilônia”, noite que mistura pop, brega e axé. Samuel Rosa, Fernanda Abreu — com participação da bateria da Portela — e o bloco Fogo & Paixão, com o Baile de Novela e participação de Sarajane, conduzem uma das noites mais dançantes do festival.

Além da música, a CasaBloco reforça seu caráter multilinguagem, com oficinas gratuitas, concurso de artes carnavalescas, feira de moda, gastronomia e rodas de conversa. Em 2026, o festival relembra o Verão da Lata, episódio histórico de 1987, com exibição do filme “Da Lata, 30 Anos” e roda de conversa com Fernanda Abreu, Lenine, Mu Chebabi e João Avelleira, fundador do Suvaco do Cristo, bloco que fará seu último desfile em 2026.


O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural. Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca completa, passando pela música, cinema, moda, gastronomia e pelas histórias que constroem o carnaval de rua”, destaca Rita Fernandes, idealizadora e diretora do projeto.

SERVIÇO : CASABLOCO 2026.

Rio de Janeiro: 📍 Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31, Gávea.

📅 29, 30 e 31 de janeiro de 2026

🕓 Das 16h à 01h da manhã.

🎟 Ingressos via Shotgun – a partir de R$ 100 (meia)

🔞 Classificação etária: 18 anos


Comentários


bottom of page