top of page

Salvador vibra com o AFROPUNK Brasil e festival confirma expansão para o Rio

  • macetemusic
  • 13 de nov.
  • 2 min de leitura

Por Juan Nobre, da Macete Music, para o Vivendo de Shows.

ree

Não tem pra ninguém — o AFROPUNK Brasil segue consolidado como o maior festival de cultura preta do mundo e um dos principais do circuito nacional. A edição 2025 reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador, nos dias 8 e 9 de novembro, em uma verdadeira celebração de potência, diversidade e representatividade.


ree

Foram 19 atrações em dois dias de evento, entre elas Coco Jones, Tems, Liniker, Péricles, Sister Nancy, Núbia, Rachel Reis, Majur e muitos outros nomes que levaram ao palco uma trilha sonora plural — com R&B, reggae, afrobeats, samba e pagode. Mais de 18 horas de shows marcaram uma curadoria afiada que une gerações, consagra talentos e apresenta novas vozes da música preta global.


E as novidades não param por aí: o festival acaba de anunciar uma edição no Rio de Janeiro em 2026, ampliando sua rota de experiências e reforçando seu compromisso com a cultura preta em todo o país.


“Esse ano tivemos três edições do AFROPUNK Brasil, reforçando nosso compromisso com a música preta não só brasileira, mas mundial. E a edição do Rio foi tão especial, que vamos desembarcar na cidade de novo ano que vem”, destaca Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW Entretenimento, agência full service do AFROPUNK no país.

Mais do que um evento musical, o AFROPUNK Brasil se afirma como uma plataforma de turismo e economia criativa. Nesta edição, 40% do público veio de fora da Bahia, incluindo visitantes de todos os estados brasileiros e de 28 países diferentes. O impacto vai além da música — impulsiona o comércio local, o turismo cultural e o fortalecimento da autoestima negra.


ree

O festival também contou com 15 patrocinadores e 10 ativações imersivas, com experiências criadas especialmente para o público. Marcas como Banco do Brasil, Coca-Cola e Red Bull estiveram presentes com ações que uniram propósito, inovação e interação.


A edição 2025 do AFROPUNK Brasil foi apresentada pelo Banco do Brasil, com patrocínio do Governo Federal, Ourocard, Visa, Heineken e Coca-Cola. Teve apoio do Salon Line, SEBRAE, Salvador Shopping, OEI, White Horse e New Era. A companhia aérea oficial foi a Gol Smiles e o Spotify assumiu o posto de player oficial. O festival contou ainda com parceria institucional do British Council / Ano Brasil Reino Unido e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.


Realização: IDW Company.


Comentários


bottom of page