top of page

O Emo Vive: Lucas, da Fresno, exalta força do movimento em mini doc que antecipa o festival

  • Foto do escritor: Juliana Costa
    Juliana Costa
  • 31 de mai.
  • 4 min de leitura

Produção audiovisual marca o esquenta oficial para o festival que reúne ícones do emo de 4 a 8 de junho em três cidades brasileiras.


Por Juliana costa, para a Vivendo de Shows.


Lucas, da Fresno | Crédito: Divulgação
Lucas, da Fresno | Crédito: Divulgação

Já está no ar o minidocumentário “O Emo Vive”, estrelado por Lucas Silveira, vocalista da Fresno, uma das bandas mais importantes da cena emonacional.


O audiovisual é lançado a poucos dias do início do Festival Emo Vive, a edição mais ousada do Polifonia, que este ano traz três bandas ícones norte-americanas do gênero, Anberlin, Mae e Emery, mais a Fresno, para quatro apresentações: São Paulo (7 e 8/06, na Audio, com adição do Hateen), Rio de Janeiro (6/06, Fundição Progresso) e Porto Alegre (4/06, Auditório Araújo Vianna).


No vídeo, Lucas compartilha reflexões sobre o porquê o emo, como música e como cultura pop, continua relevante e mais vivo do que nunca.


Gravado com uma estética crua e emocional, mini doc. “O Emo Vive” é uma carta aberta ao público que nunca abandonou o gênero e uma porta de entrada para uma nova leva de fãs.

Mais do que nostalgia, o vídeo e o festival mostram que o emo evoluiu, resistiu e se transformou em um movimento cultural que segue relevante, necessário e potente.


O Emo Vive não é apenas um festival, é um testemunho vivo da resiliência e da relevância duradoura da cultura emo, uma necessária celebração ao estilo que comove e salva distintas gerações por meio de músicas confessionais, inspiradoras, sensíveis e libertadoras.



Anberlin


Banda Anberlin | Foto: Divulgação.
Banda Anberlin | Foto: Divulgação.

Anberlin é uma banda norte-americana de rock alternativo formada em Winter Haven, Flórida, no ano de 2002.


A banda ganhou notoriedade já nos primeiros anos com os álbuns "Never Take Friendship Personal" (2005), "Cities" (2007) e "New Surrender" (2008), que contou com o hit "Feel Good Drag", sucesso nas rádios alternativas de todo o mundo.

E é com um show que celebra 20 anos do clássico “Never Take Friendship Personal” que o Anberlin enfim retorna ao Brasil, no Emo Vive.


O disco ajudou a consolidar o som da banda com uma mistura envolvente de rock alternativo, emo e pop punk, e apresentou letras mais introspectivas e afiadas.

"A Day Late", outro hit deste álbum, mostra um Anberlin dinâmico, melódico e um refrão cativante para cantar alto.


Emery


Banda Emery | Crédito: Divulgação.
Banda Emery | Crédito: Divulgação.

Emery é uma banda de post-hardcore formada em 2001, em Rock Hill, Carolina do Sul. Combinando agressividade emocional, harmonias vocais e letras intensas, o grupo conquistou uma base fiel de fãs que os acompanha há mais de duas décadas.


Misturando peso e melodia, com três músicos alternando os vocais principais das faixas, Emery chamou atenção já em seu álbum de estreia, The Weak’s End (2004), e se consolidou com o aclamado The Question (2005), este último que será tocado na íntegra nos shows do EmoVive.


The Question é, para muitos fãs, o ápice criativo da banda. O disco é visceral e dinâmico, que alterna com naturalidade entre partes melódicas e explosões de post-hardcore. É um registro com uma intensidade emocional única no emo.


Mae


Banda MAE | Crédito: Divulgação.
Banda MAE | Crédito: Divulgação.

Mae (sigla para Multi-sensory Aesthetic Experience) é uma banda de rock alternativo e emo progressivo, formada em 2001 na cidade de Norfolk, Virgínia.


Conhecida por suas composições atmosféricas, letras emotivas e pela busca por uma experiência artística além da música, a banda rapidamente ganhou notoriedade na cena alternativa do início dos anos 2000.


O show do Mae no Emo Vive, que marca a estreia da banda no Brasil, celebra 20 anos do álbum The Everglow, o segundo e mais emblemático álbum da banda, com uma latente sensibilidade emocional. A faixa "Suspension", um dos maiores sucessos da banda, tem um refrão memorável.


Fresno


Banda Fresno | Créditos: Divulgação
Banda Fresno | Créditos: Divulgação

Fresno, na ativa desde 1999 e aclamada quase que por unanimidade como a maior banda emo do Brasil, se apresenta no Emo Vive tocando músicas dos três primeiros álbuns: “Quarto dos Livros”, “O Rio A Cidade A Árvore” e “Ciano”.


Estes discos mostra a Fresno calcada no emo, hardcore melódico e rock alternativo com letras intensamente pessoais, abordando sentimentos de perda, solidão e descobertas da juventude, temas que viriam a se tornar marca registrada da banda.


Serviço "POLIFONIA APRESENTA: Emo Vive".


Depois de cinco edições, milhares de pessoas impactadas e muita música, o Festival Polifonia apresenta a sua maior e mais especial edição: Emo Vive.


O festival traz, de 4 a 8 de junho, em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo (2 datas), três icônicas bandas internacionais do gênero - Anberlin, Mae e Emery - com shows que celebram aniversários de discos clássicos, ao lado de Fresno e Hateen.

Confira abaixo os informes sobre o evento:


Porto Alegre/RS:

Data: 4 de junho de 2025 (quarta-feira)

Local: Auditório Araújo Vianna (Prq. Farroupilha 685, Porto Alegre)


Rio de Janeiro/RJ:

Data: 6 de junho de 2025 (sexta-feira)

Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos 24, Rio de Janeiro)


São Paulo (dia 1)

Data: 7 de junho de 2025 (sábado)


São Paulo (dia 2)

Data: 8 de junho de 2025 (domingo)


Mais informações: festivalpolifonia.com.br



Comentários


bottom of page