Jota Quest lança "De Volta Ao Novo - Volume 2 (Deluxe)" com participações especiais e faixas inéditas
- Vivendo de Shows
- 29 de ago. de 2024
- 6 min de leitura
A banda mineira retorna com a segunda parte de seu nono álbum de estúdio, trazendo colaborações com FBC, Sérgio Britto, Lucas Silveira, Podé Nastácia, e Wilson Sideral, além de faixas bônus e novos singles
Foto: divulgação
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, os mineiros do Jota Quest apresentam a segunda e última parte de seu novo álbum de estúdio, "De Volta Ao Novo - Volume 2 (Deluxe)", marcando o retorno da banda com um repertório de inéditas e parcerias especiais. Este lançamento celebra a reta final da turnê "JOTA25", que comemora os 25 anos de uma carreira de sucesso com shows em arenas e estádios por todo o Brasil.
O álbum, disponível nas plataformas digitais, conta com 9 faixas inéditas, entre elas a colaboração com o rapper mineiro FBC na faixa dançante "O Amor é Mágico", além de composições em parceria com Sérgio Britto (Titãs) em "Eu Queria Ser (Canção pra Rita Lee)", Lucas Silveira (Fresno) em "Amantes da Sétima Arte", Podé Nastácia em "Amor Não Resume em Palavras" e Wilson Sideral, o mais antigo parceiro de canções do grupo, nas faixas "Despertar" e "Valer o Dia".
Destaque do lançamento, "Valer o Dia" foi escolhida como o single de estreia e ganhou um videoclipe gravado em Nova York, com vista para Manhattan, durante a turnê da banda pelos Estados Unidos. A direção ficou por conta de Mess Santos, consolidando a faixa como um dos grandes sucessos do álbum.
Em entrevista ao Vivendo de Shows, o vocalista Rogério Flausino contou um pouco do processo de produção do clipe. Assista clicando aqui.
Em formato Deluxe, o "Volume 2" traz ainda 5 faixas extras, resgatando singles oficiais lançados durante a pandemia. Entre essas faixas, estão "A Voz do Coração" com participação de Rael, "Te Ver Superar" com Dilsinho, além da regravação de "Por Enquanto", clássico da Legião Urbana, em uma versão reggae produzida especialmente para o tributo "Cássia Reggae Vol.3".
Com o lançamento de "Volume 2 (Deluxe)", o projeto completo de "De Volta Ao Novo" soma 23 faixas, organizando para os fãs os últimos quatro anos de produção inédita do grupo mineiro. Para o tecladista Márcio Buzelin, "anexar esses singles ao novo álbum é um acerto de contas poético, cronológico e sentimental. Agora sim, estamos em paz com o futuro".
A produção musical das faixas inéditas ficou por conta de Rick Bonadio, que também assinou as mixagens e masterizações do álbum, disponível em formato Dolby Atmos. A arte da capa, assinada por Carlos Fides, reflete a jornada de quase 30 anos da banda, conectando passado, presente e futuro em uma nova experiência musical e sensorial para os fãs.
Ouça o álbum aqui.
Capa e Design Gráfico
Sob ótica e criação do artista digital Carlos Fides, a arte de capa representa a jornada da vida, apoiando-se na fusão estética de elementos retrôs e futuristas, como linha de ligação entre passado, presente e futuro. “Minha ideia para esta ilustração foi de algo que pudesse representar de alguma forma a evolução artística da banda ao longo destes quase 30 anos e que, ao mesmo tempo, funcionasse como um portal que teletransportasse os fãs para uma nova experiência musical e sensorial”, conta Carlos Fides.
FAIXA A FAIXA
“De Volta Ao Novo | Volume 2 (Deluxe)”
10. O Amor é Mágico (feat. FBC): 10. Abrindo os trabalhos deste vol.2, uma envolvente disco groove que é a 1ª versão brasileira para o hit português “O Amor é Mágico”, do renomado duo de funk soul rap lisboeta “Expensive Soul”. Sob forte influência do eterno padrinho Tim Maia, a cozinha certeira de Paulinho e PJ conduzem a levada desta divertida tragicomédia amorosa, que conta ainda com participação especial do rapper, cantor e MC mineiro FBC, sigla para alcunha de Fabrício Soares, expoente da nova e efervescente cena do hip hop mineiro, emprestando seu flow, carisma e sagacidade a esta bomba pop.
“…O amor é rápido, sádico/as vezes é trágico, mágico…”
11. Valer o Dia: Reativando a parceria de sucesso com o cantor e compositor Wilson Sideral “Valer o Dia” é daquelas clássicas baladas-românticas que há muito não se via na discografia recente do grupo. Violões, cordas e sitar guitar conduzem o ouvinte pelos caminhos desta singela canção de cumplicidade e esperança escolhida para ser o single de estreia desta segunda e última parte de “De Volta Ao Novo”.
12. Despertar (À Prova de Dor): Fé, amor, esperança e coragem, são alguns dos conceitos defendidos nos versos desta poderosa e necessária balada rock da parceria Flausino e Sideral. Todas as cores (e amores) reunidas em um só ideal pra pintar um mundo mais justo e igualitário.
13. Space X&Y - Interlude: Com produção de Márcio Buzelin a partir de teclados e programações “Space X&Y” é envolvente e instigante e nos transporta para algum lugar entre o espaço e a imaginação, enquanto nos preparamos para as emoções da próxima faixa.
14. Amor Não Se Resume em Palavras: A força do amor e o poder das palavras se entrelaçam e contrapõe nesta instigante e reflexiva levada-pop em mais uma parceria de Buzelin e Podé Nastácia.
15. Eu Queria Ser (Canção pra Rita Lee): Inaugurando inédita parceria com o cantor e compositor Sérgio Britto (Titãs), canção de Marco Túlio e Flausino elenca desejos e razões de um desesperado protagonista para recuperar a atenção de sua amada, incluindo aqui anseios de ser até “uma canção de amor da Rita Lee” para se fazer ouvir. Com ecos de Roberto & Erasmo, “Eu Queria Ser” é simples e singela como a vida deve ser.
16. Funk of The Moon (Interlude): Produzida por PJ, um groove de baixo, break beats e sintetizadores se fundem para moldar esta trilha insólita. Um convite irrecusável para uma viagem ao outro lado da lua. Quem se habilita?!
17. Amantes da Sétima Arte (Replay): 17. Estreando parceria inédita com o cantor e produtor gaúcho Lucas Silveira (Fresno), “Replay” chega sexy, dançante e envolvente para embalar este lúdico e cinematográfico caso de amor. Emulando influências da lendária banda inglesa Jamiroquai, ambiências eletrônicas envolvem esta sedutora disco funky, enquanto nos encaminhamos para as cenas finais desta poderosa sequência de ficção e paixão.
18.To Be Continued… (by PJ): Como pano de fundo para a subida dos créditos “To be continue…” é a trilha sonora final desta aventura musical, e também um convite para as cenas dos próximos capítulos…
>> Extras / Bônus Tracks
19. Por Enquanto (Cássia Reggae): Versão reggae para o clássico da Legião Urbana, lançada em seu álbum de estreia de 1985. A canção foi eternizada na voz de Cássia Eller, em seu também álbum de estreia, em 1990, e agora recriada especialmente para o álbum tributo “Cássia Reggae Vol.3”, em homenagem aos 60 anos da cantora mineira.
20. Te Ver Superar (feat. Dilsinho): Força, fé, superação, liberdade, preservação ambiental, volta por cima e as montanhas de Minas foram alguns dos ingredientes poéticos presentes nesta ‘canção de recomeço’, lançada em maio de 2022. Composta durante a pandemia “Te Ver Superar” chegou como um grito de esperança pra ajudar na reconstrução e retomada. Com participação do carioca Dilsinho, expoente do novo samba-pop, faixa contaria ainda com a participação do multi-instrumentista Milton Guedes, no saxofone.
21. Imprevisível: Composta a partir dos versos do poeta paulistano Airton Bovo, “Imprevisível” chegava solar e dançante, apontando para o futuro. Com groove pulsante e estética pop renovada, ganhou capa e videoclipe assinados pelo diretor e designer mineiro Conrado Almada, e terminaria o ano de 2021 com a faixa pop mais tocadas nas radios de todo o Brazil. Apesar do sucesso, o imprevisível da vida ainda nos faria esperar por mais alguns meses até que pudéssemos finalmente acordar daquele pesadelo viral.
22. Guerra e Paz: Com levada dançante, riffs de violão e ambiências eletrônicas, “Guerra e Paz” fazia contraponto poético entre saudade, distância e desejo, usando como pano de fundo um tórrido romance, interrompido por iminente apocalipse. Com arte de capa de João Gabriel Jack e clipe de animação de Paulinho Fonseca, a faixa marcava os três primeiros meses de confinamento da Covid 19.
23. A Voz do Coração (feat. Rael): 23. Lançada nas primeiras semanas de confinamento da fatídica pandemia de Covid19, “A Voz do Coração” trazia reflexão sobre a correria dos tempos atuais em perspectiva da busca pelo eu-interior. Com produção do inglês Paul Ralphs, um groove pop certeiro e a participação do cantor e rapper Rael, essa super mensagem antídoto seria a seguir a faixa pop mais executada de 2020 nas rádios de todo Brasil.
FICHA TÉCNICA:
“De Volta Ao Novo - Volume 2 (Deluxe)”
Gravadora Sony Music
Faixas Inéditas
- Produzido por Rick Bonadio
*exceto:
“Space X&Y”, “Funk of the Moon” e “To Be Continue…” produzidas por Jota Quest
- Gravado entre janeiro e agosto de 2023 nos estúdios Midas (São Paulo) e Minério de Ferro (Belo Horizonte)
- Mixagem e masterização: Rick Bonadio
- Mixagem Dolby Atmos: Rick Bonadio
- Engenheiros de gravação: Rodrigo Grilo e Junior Lanne
- Assistente de gravação: Gabriel Galindo
Extras/Bônus Tracks
- Produzido por Paul Ralphs
*exceto
“Te Ver Superar (feat. Dilsinho)”: produzida por Jota Quest e Paul Ralphs
“Por Enquanto (Cássia Reggae)”: produzida por Jota Quest
- Gravado entre outubro de 2019 e outubro de 2023, no estúdio Minério de Ferro (Belo Horizonte)
- Mixagem: Vitor Farias
*exceto
“Imprevisível”: mixado por Rodrigo Grillo e Jota Quest.
“Te Ver Superar (feat. Dilsinho)”: mixada por Pedro Peixoto
“Por Enquanto (Cássia Reggae)”: mixada por Rodrigo Grillo e Jota Quest
- Engenheiro de gravação: Rodrigo Grilo
- Arte de Capa: Carlos Fides
- Fotos: Weber Pádua e Maurício Nahas





%20(1).png)





Comentários