top of page

Bumbabloco 2025 conquista o Carnaval paulistano

  • Foto do escritor: Rebeca Morais
    Rebeca Morais
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura

Por Rebeca Morais, para o Vivendo de Shows


Bumbabloco 2025 | Foto: Divulgação
Bumbabloco 2025 | Foto: Divulgação

O Boi Bumbá é um ícone na história da cultura amazonense e sua crescente visibilidade está tomando o Carnaval de São Paulo. Nessa segunda-feira, 3 de março, a partir das 13h os foliões terão uma representação do Festival de Parintins na Rua Viri, no bairro Santana, zona norte de São Paulo.


A 4ª edição do BumbaBloco promete muita festa com as atrações Dhi Carmo e Rhankell Carmo, grupo de dança Sampa Tribal, Wanderson Rodrigues, o grupo Amazônida´s, Dj Sandro e o mestre de carimbó Silvan Galvão. O evento ainda fará uma alusão aos itens bovinos, sinhazinha, porta-estandarte e pajé.

Sinhazinha do Bumbabloco | Foto: Divulgação
Sinhazinha do Bumbabloco | Foto: Divulgação

A festividade é organizada com quatro meses de antecedência dispondo cerca de 30 voluntários paulistas e amazonenses compromissados em apresentar diversidade e inclusão.


A organizadora, Fernanda Palermo, espera receber cerca de três mil pessoa no bloco deste ano.

"É um evento grandioso e o que nos faz continuar é ver a felicidade de muitas pessoas, que migram do Norte dançando aqui, e também a curiosidade e alegria dos sulistas que amam essa cultura. Recebemos pessoas de diversas localidades interessadas em conhecer essa manifestação popular", declarou.

Além do trio elétrico com cantores, grupos de dança e convidados, o evento terá o apoio do Governo de São Paulo e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que fornecerá agentes de trânsito, ambulâncias para pronto atendimento, policiamento ostensivo e banheiros químicos. Haverá também venda de água, bebidas e comidas típicas.


História do BumbaBloco


Foliões embalados pelo ritmo dos bumbás | Foto: Divulgação
Foliões embalados pelo ritmo dos bumbás | Foto: Divulgação

O amor pelos bois de Parintins, Caprichoso e Garantido, ocasionou a criação do bloco que há mais de 30 anos promove ações culturais, como apoio a professores e escolas, oficinas de dança, apresentações artísticas e intercâmbio cultural entre o Norte e outras regiões do Brasil.

A celebração retornou com todo o vigor em 2023 após a pandemia e oficializou a segunda edição com a participação da banda Canto da Mata, trazendo toadas emocionantes que intensificou a conexão do público com as raízes amazônicas.

O BumbaBloco é de extrema importância para que a cultura nortista seja vista e até desmistificada quanto ao constante equívoco de equiparar o Boi Bumbá ao Bumba Meu Boi.


Para mais informações sobre o BumbaBloco:


Instagram @bumbabloco

bottom of page