Prêmio Sim à Igualdade Racial celebra lideranças negras e indígenas no Rio e será exibido na Globo
- macetemusic
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Por Juan Nobre, da Macete Music, para o Vivendo de Shows.
Cerimônia reconheceu projetos e personalidades que promovem a equidade racial no Brasil; transmissão acontece em 25 de maio, após o Fantástico.

Na última quarta-feira (7), o palco do Qualistage, na Barra da Tijuca (RJ), recebeu a edição 2025 do Prêmio Sim à Igualdade Racial, uma das mais importantes celebrações do país dedicadas à valorização de pessoas, campanhas e organizações comprometidas com a luta antirracista. O evento é uma realização do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), referência nacional na defesa da igualdade racial.

Desde sua criação em 2018, o prêmio vem reconhecendo ações concretas em prol da equidade, destacando trajetórias de impacto no ativismo, na cultura, na educação e no meio corporativo. A edição deste ano será exibida em rede nacional no dia 25 de maio, após o Fantástico, na TV Globo, e também estará disponível no canal do ID_BR no YouTube.
Premiados por categoria

Os troféus foram entregues a lideranças negras e indígenas, instituições e criadores que têm contribuído significativamente para uma sociedade mais justa. Veja os vencedores de 2025:
Arte em Movimento: Batekoo
Raça em Pauta: Erisvan Guajajara – Mídia Indígena
Destaque Publicitário: “Respeita o Meu Cabelo” – Vult e Gut
Influência e Representatividade Digital: Adalberto Neto
Educação e Oportunidades: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)
Inspiração: Cacica Maria Valdelice
Intelectualidade: Fernanda Kaingáng
Antirracismo Ambiental: Nelinha do Babaçu
Comprometimento Racial: L'Oréal Brasil
Trajetória Empreendedora: Psica – Gerson Júnior e Jeft Dias
Liderança: Cida Bento
Arte e diversidade no palco

Apresentado por David Junior e Zahy Tentehar, o evento também foi marcado por poderosas e emocionantes apresentações musicais. Passaram pelo palco nomes como Belo, Altay Veloso, Djuena Tikuna, Dom Filó, Os Garotin, Oz Crias, Kaê Guajajara com Fulni-ô, Majur com Ilê Aiyê, Jotapê com Sandra Sá, Djonga, Gabz, Maria Preta, Gabi Amarantos, Saynara, Leona e os bois Garantido, Caprichoso e Maracanã.

A diversidade também se refletiu na entrega dos prêmios, que contou com a participação de personalidades como Gi Fernandes, Yawyzar Tentehar, Raphael Vicente, Rita Batista, Indira Nascimento, Majur Haraachell, Kiara Felippe, Salgadinho, Thiago Oliveira, Tukumã Pataxó, Kena Marubo, Ícaro Silva, Marco Lucas Valentim, Mauro Silva, Silvana Neves, Fernando, Luciene Malta e Cris Vianna.

Compromisso com a mudança

Mais do que uma cerimônia de premiação, o Prêmio Sim à Igualdade Racial é um manifesto público pelo reconhecimento e pela valorização das contribuições históricas e contemporâneas de pessoas negras e indígenas no Brasil. Ao destacar iniciativas transformadoras, o evento reafirma o compromisso do ID_BR com o avanço das pautas antirracistas e com a construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária.

Comentários