Primeiro festival de mulheres negras do Brasil completa 18 anos com programação especial em Brasília
- Vivendo de Shows
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
por Letícia Pinheiro, editora-chefe do Vivendo de Shows

Line up Latinidades 2025. Em cima, da esquerda à direita, as artistas: IAMDBB, Larissa Luz, Luedji Luna e Duquesa. Em baixo da esquerda à direita, Zezé Motta, Isa Marques, Nessa Preppy, Karol Conká e Malía / Créditos: Divulgação |
O Festival Latinidades chega à sua 18ª edição entre os dias 23 e 31 de julho, com programação gratuita e diversa em vários espaços da capital federal. Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina e Caribe, o evento deste ano homenageia a intelectual Lélia Gonzalez e traz o tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”, reafirmando seu papel como espaço de afirmação política, cultural e artística.
A edição 2025 conta com patrocínio master da Shell Brasil e apresenta uma programação que inclui exposições de artes visuais, espetáculos teatrais, debates, feira de empreendedorismo, lançamentos literários e uma agenda de shows gratuitos com artistas nacionais e internacionais.
O line-up reúne nomes como Zezé Motta, Karol Conká, Larissa Luz, Luedji Luna, IAMDDB, Duquesa, Nessa Preppy, Isa Marques e Malía. A cantora Luedji Luna estreia no festival sua nova turnê “Um mar para cada um”, que também passará por Rio de Janeiro e São Paulo.
Além das atrações musicais, a programação conta com destaques como:
23/07 – Abertura com a exposição Alumbramento no Sesc Taguatinga
23 e 24/07 – Peça Pequeno Manual Antirracista no Teatro dos Bancários
25/07 – Batalha Afrolatinas no Dia da Mulher Negra
26/07 – Feira do Empreendedorismo Negro e shows no Museu Nacional
Criado pelo Instituto Afrolatinas, o festival reafirma seu compromisso com a equidade racial e de gênero, sendo também um espaço de inovação e inclusão produtiva.
Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site oficial: festivallatinidades.com.br
Commentaires