top of page

Prêmio da Música Brasileira anuncia as atrações de sua 31ª edição

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 21 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2024

Encontros inéditos de grandes nomes da nossa música marcam a premiação, que tem como homenageado Tim Maia

O panorama musical do Brasil está prestes a receber uma das mais grandiosas celebrações de sua cultura: o 31º Prêmio da Música Brasileira. Marcado para o dia 12 de junho, o emblemático Theatro Municipal do Rio de Janeiro será o palco de uma homenagem singular dedicada ao inesquecível Tim Maia. Sob a batuta de José Maurício Machline e Giovanna Machline, a noite promete não apenas reconhecer os talentos que brilharam em 2023, mas também recriar a magia da vasta obra do saudoso artista, através das vozes de 27 ícones e novos expoentes da música brasileira.



Reprodução: Prêmio da Música Brasileira.


A complexidade de selecionar um repertório à altura do legado de Tim Maia não passou despercebida pelos organizadores. José Maurício Machline, diretor do evento, expressou a dificuldade e a gratidão ao poder homenagear um dos maiores nomes da música nacional em seus 31 anos de história. A tarefa árdua de escolher entre os inúmeros sucessos e vertentes musicais do homenageado é apenas um reflexo do impacto profundo que Tim Maia deixou na cultura brasileira.


A transmissão ao vivo do evento, garantida pelo Canal Brasil e pelo canal oficial do Prêmio da Música Brasileira no YouTube, trará para os espectadores os momentos mais marcantes dessa celebração. Além disso, o patrocínio de marcas como Ifood, PRIO, Arcelor Mittal, União Brasileira de Compositores (UBC), Cimed, e o apoio de parceiros de mídia, como Novabrasil, Billboard Brasil, O Globo, Valor Econômico, K2D Produções e Pronto Jornal (Caio Braz), asseguram o alcance e a relevância desse evento para todo o país.


Dentre as apresentações inéditas que prometem encantar o público, destacam-se os emocionantes duetos de Simone e Ney Matogrosso, que trarão uma nova dimensão aos sucessos românticos de Tim Maia. Marisa Monte, por sua vez, prestará uma homenagem não apenas como uma das maiores vozes do país, mas como uma amiga e intérprete privilegiada das canções do homenageado.


A diversidade de estilos e influências que permeiam a obra de Tim Maia será representada por artistas como Chico César, Alceu Valença, Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Seu Jorge, Melly, Rachel Reis, Larissa Luz, Carlinhos Brown, Hiran, Céu, Xamã, Sandra Sá, Margareth Menezes, Sued Nunes, Pedro Sampaio, Márcio Victor (Psirico), Gloria Groove, Toni Tornado, Lazzo Matumbi, Yan Cloud, Jota.Pê, Cida Moreira e Rico Dalasam.


Além da grandiosa noite de premiação, o Prêmio da Música Brasileira expande seus horizontes em 2024, com projetos como a Casa PMB, uma série de documentários que destaca artistas locais de diversas regiões do Brasil, e o programa PMB Por Acaso, que traz encontros inéditos entre artistas, unindo performances e entrevistas. A criação da Academia da Música Brasileira também marca um novo capítulo na missão de fortalecer e transformar a indústria musical nacional.


Assim, a 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira não apenas celebra o legado de Tim Maia, mas também reafirma o compromisso com a diversidade e a representatividade dos artistas de todo o país, consolidando-se como um marco cultural imprescindível para a música brasileira.


Além da tradicional Premiação, em 2024 o PMB expandiu se desdobrando em novas iniciativas. A primeira delas é a Casa PMB, uma série de mini documentários com o objetivo de apoiar e dar visibilidade a artistas locais de cada região. Cada documentário destacando a cena local, com participações de artistas consagrados e em ascensão, através de bate papo descontraído com Zé Maurício Machline, em uma roda com muita música, curiosidades e conversas sob a perspectiva local dos artistas. As duas primeiras temporadas, realizadas na Bahia e Pernambuco, serão lançadas no segundo semestre, no canal do PMB no Youtube. Em seguida, a Casa PMB seguirá por diversas regiões do país. 


Outro projeto é o programa PMB Por Acaso que, comandado por Zé Maurício Machline há 14 anos, volta em nova edição apresentando encontros inéditos entre artistas, unindo performances e entrevistas, nos dias 28 e 29 de maio, no Manouche, Rio de Janeiro. A temporada será dedicada ao samba e no primeiro dia receberá Alcione e Karinah. Na sequência, a casa contempla a música de Dudu Nobre, Teresa Cristina e Ana Costa. Os programas serão transmitidos pelo canal oficial do PMB no Youtube. 


Em 2024, foi criada também a Academia da Música Brasileira, uma iniciativa que reúne pensadores de cultura no Brasil com os propósitos de fortalecer a música como indústria e de transformar oportunidades em negócios de impacto positivo e social. A Academia promove reflexões, debates sobre pautas concretas que visam transformação, e os desafios da indústria musical no país. 


As informações completas sobre o Prêmio da Música Brasileira, incluindo a 31ª edição e a história da premiação estão disponíveis no site oficial do PMB. ‌    


Acompanhe as novidades do Prêmio da Música Brasileira nas redes oficiais:

 
 
 

Comments


bottom of page