top of page

Por dentro dos bastidores do Rock in Rio

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 26 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de jul. de 2024

Em um passeio pelas áreas, saiba o que está por trás do maior festival de música do mundo que chega aos 40 anos em um parque de entretenimento com 385 mil m2 de pura experiência


Foto: Divulgação


Faltando apenas 50 dias para o início do festival, a Cidade do Rock está a todo vapor, com equipes trabalhando em perfeita harmonia para garantir um evento inesquecível. Por trás das câmeras e das luzes do palco, o Rock in Rio é uma verdadeira orquestra de pessoas trabalhando em perfeita harmonia.


O lema da Rock World, "Sonhar e Fazer Acontecer", guia cada decisão e ação, transformando a visão do festival em uma realidade vibrante. Com a proximidade da abertura dos portões, a energia na Cidade do Rock é palpável, e a expectativa cresce a cada dia.


A construção de uma cidade


Atualmente, a área de 385 mil m² está em plena construção, ganhando novos contornos a cada minuto. A Cidade do Rock já é uma cidade com muitos habitantes, desde operários de montagem até profissionais de limpeza, além de uma equipe robusta do festival, que inclui operações, produção, engenharia, talentos, pluralidade, marketing, artístico, parcerias e jurídico.


Montagem do palco Sunset. Foto: Reprodução.


Preparação minuciosa


Para estar à altura das mais de 700 mil pessoas que estarão presentes, o time Rock in Rio está instalado no Rock Office, na própria Cidade do Rock, acompanhando diariamente toda a construção. Diferente de um evento tradicional, o Rock in Rio investe pesado em experiência, exigindo uma ampla logística e planejamento antecipado para as mega montagens, como palcos cenografados, instalação de banheiros na rede de esgoto, construção de vilas de camarins e áreas de abastecimento para o período do evento.


Nos bastidores, a preparação é minuciosa. Cerca de 270 pessoas estão dedicadas diretamente à organização do festival, além de mais de 500 envolvidos na construção e ajustes da infraestrutura. A coordenação entre diferentes departamentos é crucial para garantir que tudo corra perfeitamente. Desde a logística, acessibilidade e produção até o credenciamento e curadoria artística, cada aspecto é planejado para garantir que as peças do quebra-cabeça se encaixem.



Montagem do palco Mundo. Foto: Reprodução.



A magia nos detalhes


"São dois anos de trabalho. Cada flor, cada paisagismo, cada cor de parede, é pensada por uma equipe grande focada em levar a magia para todas as pessoas", conta Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World. No Rock Office, diversas salas acomodam a equipe, incluindo o time de POE (produção, operação e engenharia) e o departamento de PMO (Project Management Owner), responsável pela integração dos times e otimização dos processos.


Equipe artística e criativa


O time artístico é responsável pela construção criativa dos conteúdos do festival, incluindo a curadoria dos sete palcos, concepção dos espetáculos, contratação dos artistas e gestão da logística de backstage.


Marketing e parcerias


A equipe de marketing gerencia propaganda, assessoria de imprensa, conteúdo, social media, UGC (conteúdo gerado pelo usuário), projetos editoriais e embaixadores da marca. "O Rock in Rio está na vida das pessoas há 40 anos, e somos responsáveis por cuidar da plataforma de comunicação desta marca, que é uma das mais amadas do país", explica Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World.


O departamento de parcerias cuida do relacionamento entre o Rock in Rio e as marcas parceiras, desde a prospecção até a gestão do relacionamento durante e após o festival, garantindo que as marcas promovam experiências inesquecíveis para os fãs.



O futuro do festival


Essas são apenas algumas das diversas áreas que trabalham na Rock World para colocar de pé o maior festival de música e entretenimento do mundo. "Costumamos dizer que a próxima edição sempre será a melhor, porque trabalhamos com um time experiente, preparado e apaixonado por contar as melhores histórias e promover os melhores momentos para o nosso público", finaliza Ana Deccache.


Faltando apenas 50 dias, a Cidade do Rock pulsa com a energia de milhares de pessoas dedicadas a transformar o Rock in Rio em uma experiência inesquecível.

 
 
 

Comments


bottom of page