Orquestra MPBJazz inicia nova fase e recebe Ed Motta no Qualistage
- macetemusic
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Por Juan Nobre, da Macete Music, para o Vivendo de Shows.

Depois de apresentações históricas ao lado de Ivan Lins e João Bosco no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra MPBJazz abre um novo capítulo em sua trajetória artística. O grupo, sob a regência do maestro Renato Coelho, leva sua formação robusta de 25 instrumentistas para palcos de grande visibilidade popular, sem abrir mão da excelência que a consagrou.
O primeiro passo dessa nova fase será dado no Qualistage, no dia 23 de agosto, em uma apresentação inédita com participação especial de Ed Motta. Reconhecido por sua potência vocal e sofisticação musical, Ed se junta à MPBJazz para um espetáculo que promete unir gerações, estilos e linguagens, resgatando o espírito das grandes big bands com frescor contemporâneo.
A orquestra é formada por alguns dos maiores nomes da música instrumental brasileira, como Vander Nascimento, Idriss Boudrioua, Jessé Sadoc, Marcelo Martins, Rafael Rocha e Natan Gomes, além de uma base sinfônica de cordas, madeiras e metais. Com arranjos elaborados e repertório que reverencia a Música Popular Brasileira, o grupo se destaca por evitar o lugar-comum e propor uma experiência sonora expansiva e refinada.

Idealizada e dirigida por Renato Coelho, a MPBJazz nasceu em 2023 com o objetivo de resgatar a tradição das grandes orquestras populares, mas dialogando diretamente com o presente. Carioca e bacharel em clarineta pela UFRJ, Renato acumula uma trajetória marcada pela versatilidade: é colaborador frequente das principais orquestras sinfônicas do país e já atuou em grandes musicais encenados no Rio, além de gravações com importantes nomes da MPB.

“A expectativa para esse show é mostrar a capacidade técnica musical de cada músico, aliado ao talento de Ed Motta”, afirma o maestro.
Com essa apresentação, a Orquestra MPBJazz reafirma sua missão: expandir os contornos da música brasileira em escala orquestral, mantendo-se fiel à tradição, mas sempre ousando olhar para o futuro.
Comentários