Josyara Lança 'AVIA' em Abril: Novo Álbum Traz Parcerias com Pitty, Chico Chico e Celebra Compositoras Contemporâneas
- Lucas Corrêa
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
Por Lucas Corrêa, do Music On The Road, para o Vivendo de Shows.
Pitty, Liniker, Anelis Assumpção, Iara Rennó, Juliana Linhares e Cátia de França participam do álbum como compositoras.

Preparem os ouvidos: um dos lançamentos mais aguardados da música brasileira está chegando. No dia 11 de abril, a cantora, compositora e violonista Josyara lança seu terceiro álbum de estúdio, "AVIA". Reconhecida como "melhor instrumentista" no WME Awards 2024, a artista baiana apresenta 10 faixas que capturam sua maturidade artística, destacando a versatilidade de suas composições, a força interpretativa e a beleza singular de seu violão.
"AVIA" se destaca não apenas pelo talento individual de Josyara, mas também por um forte senso de coletividade, especialmente feminino. O álbum traz uma série de colaborações com compositoras contemporâneas, evidenciando a potência da cena atual. "Hoje, apesar de toda dificuldade, as mulheres vêm se colocando mais como compositoras, se apropriando da sua própria arte", reflete Josyara. "Acho que esse movimento coletivo acabou reverberando dentro de mim e no meu ciclo, então os encontros foram espontâneos, mas não foram por acaso. Eles contam a história de um mundo que está se expandindo."
O disco abre com uma releitura de "Eu gosto assim", de Anelis Assumpção, mergulhando na poesia e autenticidade das contradições da vida adulta. Em seguida, "Seiva", parceria com Iara Rennó, manifesta a liberdade e o direito ao prazer.
Um dos pontos altos é a homenagem a Cátia de França, uma das grandes influências de Josyara. A artista regravou "Ensacado", clássico do álbum "20 Palavras ao Redor do Sol" (1979), e dividiu os vocais com ninguém menos que Pitty. A parceria com a roqueira baiana se estende à composição de "Sobre Nós", uma canção sobre amor e entrega que nasceu a partir de um post de Josyara no X (antigo Twitter).
Outros encontros marcantes incluem a colaboração com Juliana Linhares no samba "Eu Não Sou Prova de Amor", que em pouco mais de um minuto condensa a beleza da união dessas duas vozes da nova geração, e a parceria com Liniker em "Peixe Coração", definida por Josyara como a faixa "mais transcendental do disco" em sua abordagem poética do amor.
Além das compositoras, o álbum conta com a participação especial de Chico Chico na faixa "Oasis (A Duna e O Vento)". "Sou muito fã de Chico Chico", declara Josyara. "Acho que ele tem uma doçura e uma potência que é muito especial. Com sua participação a música ficou grandiosa, ele cantou lindamente e deu à canção toda beleza que ela pedia”.
Produzido pela própria Josyara em conjunto com Rafael Ramos, "AVIA" será lançado no dia 11 de abril pela gravadora Deck, prometendo consolidar ainda mais o nome de Josyara como um dos mais importantes da música brasileira atual.
Comments