Favela Sounds realiza edição especial de Carnaval com artistas do Brasil e do exterior
- Vivendo de Shows
- 6 de fev.
- 3 min de leitura
por Karla Vitória, para o Vivendo de Shows

O maior festival de cultura periférica do Brasil, o Favela Sounds, dará início ao ano de 2025 com uma edição especial de Carnaval entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Com uma programação totalmente gratuita, o evento levará artistas das periferias do Brasil e do mundo ao Distrito Federal.
1111
O ponto alto do festival será O Baile, no dia 15 de fevereiro, realizado no jardim externo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília. O evento contará com um lineup diverso, trazendo sonoridades como rap, trap, pagodão baiano, tecnobrega, brega funk, funk e afrobeat nigeriano. Entre as atrações confirmadas estão AJULIACOSTA (SP), Budah (ES), O Kannalha (BA), DJ Caio Prince (SP), Kem Kem (Nigéria/Reino Unido), Jamz Supernova (Reino Unido), PÖ (Gana/França), Mac Júlia (MG), Rayssa Dias (PE), Afreekassia (SP), BAMBA FLOW (DF/SP), Trilogia do Santo Amaro (RJ), Laady B (DF), David Sampler feat. Maderito (PA), DJ J4K3 (DF) e DJ Beatmilla (DF).
Os ingressos estarão disponíveis a partir de 07 de fevereiro, através do site do CCBB. O evento tem capacidade para 7 mil pessoas e contará com um serviço gratuito de ônibus para facilitar o deslocamento da juventude periférica do DF. Serão disponibilizados 20 ônibus, com duas linhas especiais fazendo trajetos ininterruptos entre a Rodoviária do Plano Piloto e o CCBB.
ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E CONFERÊNCIA FAVELA TALKS
Antes do grande show no CCBB, o Favela Sounds ocupará as periferias do Distrito Federal com uma programação educativa entre os dias 10 e 14 de fevereiro. As atividades incluirão debates em escolas públicas, oficinas criativas em unidades socioeducativas e o Afrobeat LAB, um laboratório de produção musical para DJs e produtores, realizado em parceria com o British Council e com a participação da DJ Kem Kem (Nigéria/Reino Unido).
Outro destaque é a Favela Talks, conferência que fortalece artistas e negócios criativos das periferias. Realizada em Taguatinga, contará com palestras sobre tecnologias nas periferias, racismo algorítmico e meio ambiente, além de oficinas práticas e rodadas de negócio com especialistas do mercado criativo. A programação será encerrada com três grandes shows: Chico César no SESI Yara Amaral (Taguatinga), MC Luanna na Birosca do Conic (Plano Piloto) e Ebony na Praça do Cidadão (Ceilândia).
UMA VITRINE PARA A CULTURA PERIFÉRICA
Desde 2016, o Favela Sounds conecta artistas da periferia brasileira e internacional aos territórios de poder do Distrito Federal. O festival já trouxe shows de artistas de 18 países, com grande presença de representantes do continente africano e de sua diáspora.
Em sua história, o evento já recebeu nomes como Baco Exu do Blues, N.I.N.A., BaianaSystem, Criolo, Jorge Aragão, Black Alien e Xande de Pilares. A última edição, realizada em 2023, reuniu 30 mil pessoas no Eixo Monumental, consolidando-se como uma referência na cena cultural periférica.
Em 2024, o festival alcançou um marco histórico ao se apresentar no Nyege Nyege Festival, em Uganda, levando o coletivo TrapFunk&Alívio para um dos maiores eventos de música eletrônica da África.
Quando: 10 a 15 de fevereiro de 2025
Onde: Várias regiões do Distrito Federal, com O Baile no CCBB Brasília
Entrada: Gratuita
Ingressos para O Baile: Disponíveis a partir de 07/02 no site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Classificação: 18 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável legal)
O Favela Sounds é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, em parceria com a Produz + e a agência Um Nome. O evento é apresentado pelo Banco do Brasil, tem patrocínio master do CCBB, patrocínio da Claro e apoio do British Council e do Instituto SOMA Cidadania Criativa.
Comments