top of page

Copolândia e a sustentabilidade no Rock in Rio 2024: copos reutilizáveis e biodegradáveis que fazem a diferença

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 24 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2024

A parceria entre a Copolândia e o Rock in Rio 2024 traz inovações sustentáveis com copos colecionáveis e biodegradáveis, elevando o compromisso ambiental do festival

Foto: Acervo/Vivendo de Shows


Em meio à grandiosidade do Rock in Rio 2024, a sustentabilidade se destaca como um dos principais pilares do evento, e a Copolândia desempenha um papel essencial nesse processo. A empresa foi a responsável pela produção dos copos reutilizáveis do Itaú, que se tornaram objetos de desejo entre os participantes do festival.


Em entrevista exclusiva ao Vivendo de Shows, o Diretor de Comunicação da Copolândia, Eduardo Lopes, compartilhou os bastidores da parceria e os desafios superados para garantir um produto que alia inovação, qualidade e compromisso ambiental.


1. Como surgiu a parceria entre a Copolândia e o Rock in Rio 2024, e quais foram os principais desafios enfrentados na produção dos copos reutilizáveis para o evento?


R: A Copolândia foi selecionada pelo Itaú para ser a fornecedora de copos para o Rock in Rio por possuir produtos biodegradáveis em todo o seu portfólio.


Tivemos 2 grandes desafios.O Primeiro foi a preparação do arquivo para impressão, pois somos responsáveis por todas as questões de qualidade do produto, principalmente a fidelidade de cores. Um bom exemplo é o laranja do Itaú, que não pode ser produzido pelos meios convencionais de impressão. Nosso processo na fabricação das cores foi extremamente rígido para garantir o laranja vivo e radiante encontrado nos copos.A produção de copos para um evento de grande porte como o Rock in Rio 2024 representa também um desafio logístico e operacional. Porém, atender a grandes demandas que exigem produções aceleradas com rigorosa inspeção de qualidade faz parte do dia-a-dia da empresa.


   

2. Quais são os principais diferenciais dos copos sustentáveis oferecidos pela Copolândia em comparação com os modelos tradicionais de copos de plástico descartáveis?


R: Os copos da Copolândia são colecionáveis, reutilizáveis e recicláveis. Os grandes eventos para os quais nós produzimos querem que o público use e leve um item exclusivo para casa. Porém sabemos que o descarte incorreto pode acontecer (fora do lixo reciclável), por isso usamos aditivo biodegradável em nossos produtos, que faz com que o item se degrade em um pequeno espaço de tempo. Um pouco mais de 2 anos.


3. Com a produção de copos em larga escala para um evento de grande porte como o Rock in Rio, quais estratégias foram adotadas pela Copolândia para garantir a entrega no prazo e manter a qualidade do produto?


R: A Copolândia não é só uma fábrica, temos departamentos técnicos e criativos. O time de arte final e pré impressão foi responsável pela preparação dos arquivos para a produção em larga escala através de um processo minucioso. Nosso time de qualidade acompanhou a produção diariamente para evitar problemas atrasos. Possuímos maquinário de última geração para garantir qualidade de impressão e injeção plástica dos copos.


4. Além de seu papel na sustentabilidade, os copos reutilizáveis têm sido descritos como verdadeiros objetos de desejo no Rock in Rio 2024. Como a Copolândia enxerga o impacto dessa inovação entre os participantes do evento?


R: O Rock in Rio é o principal festival de música do Brasil, é uma das maiores vitrines do mundo. O público que esteve e está no evento está compartilhando seus grandes momentos com os nossos copos sustentáveis. Acreditamos que isso contribui para que as grandes empresas e os grandes eventos se preocupem ainda mais com a sustentabilidade oferecendo um presente exclusivo para o seu público.



5. O uso de aditivos biodegradáveis nos copos garante que, em caso de descarte inadequado, eles se degradem em cerca de dois anos. Como essa tecnologia pode ajudar a reduzir o impacto ambiental em grandes festivais como o Rock in Rio?


R: Absurdamente. O descarte inadequado do plástico comum polui o solo, rios e oceanos, o que impacta na fauna marinha e terrestre, além de contribuir com a emissão de CO2. Acreditamos que o uso de produtos biodegradáveis é imprescindível para nossa qualidade de vida no curto, médio e longo prazo.


 
 
 

Yorumlar


bottom of page