Conheça o Hi Hat Girls: oficina de bateria exclusiva para garotas
- Vivendo de Shows
- 31 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Coletivo está na ativa desde 2012 e em agosto, retorna ao Rio de Janeiro para mais uma edição

O Hi Hat Girls é um coletivo nacional de mulheres bateristas, criado em 2012 e responsável pela primeira publicação sobre mulheres bateristas da América Latina. Em 2016, a Hi Hat Girls Magazine deu lugar às Oficinas de Bateria para Garotas, realizadas inicialmente no Rio de Janeiro e, em seguida, se espalhando para São Paulo, Brasília, Salvador, Juiz de Fora, Belém, Ponte Nova, Belo Horizonte, Niterói, Curitiba e outras cidades do país.
O projeto "Oficina de Bateria para Garotas!" da Hi Hat Girls é uma iniciativa premiada e independente de democratização do acesso ao instrumento bateria e desconstrução de papéis de gênero na música, revolucionando o ensino de música no país. As oficinas são aulas itinerantes, coletivas e exclusivas para mulheres a partir dos 7 anos, ministradas em diferentes cidades por professoras bateristas com anos de experiência no instrumento.
Com as Oficinas, o objetivo é criar um ambiente seguro, divertido e acolhedor para a experimentação musical, oferecendo a meninas e mulheres a oportunidade de terem sua primeira experiência na bateria. Com duração de cerca de duas horas e meia cada edição, a Oficina de Bateria para Garotas da Hi Hat Girls aborda, com metodologia exclusiva criada pelas professoras especialmente para o projeto, conhecimentos gerais sobre o instrumento, além da prática de bateria, momento da aula no qual as participantes acompanham uma música.
A próxima edição da Oficina de Bateria para Garotas acontecerá no Rio de Janeiro, sábado, 24 de agosto de 2024, das 10h30 às 12h30, no HR Estúdio - R. Garibaldi, 5 (esquina com a Conde de Bonfim), Tijuca, Rio de Janeiro – RJ e as inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/rj-oficina-de-bateria-para-garotas/2571590
Desde 2016, além do Rio de Janeiro, onde tudo começou, as Oficinas acontecem em São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e outros pontos do país. Essa iniciativa oferece uma experiência única e transformadora para suas participantes, incentivando a expressão musical e a quebra de estereótipos de gênero no mundo da música.
Comments