top of page

Cinema e orquestra ao vivo: mostra Cine São Pedro Brasil-Alemanha traz fusão de artes no Theatro São Pedro

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 13 de mar.
  • 4 min de leitura

por Letícia Pinheiro, editora-chefe do Vivendo de Shows


Cena do filme Nosferatu (1921), de F. W. Murnau
Cena do filme Nosferatu (1921), de F. W. Murnau

O Theatro São Pedro, em São Paulo, recebe a Mostra Cine São Pedro Brasil-Alemanha, uma colaboração entre a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut. De 13 a 23 de março de 2025, a orquestra do Theatro São Pedro, sob a regência de Marcelo Falcão, traz uma experiência única ao público com trilhas sonoras realizadas ao vivo para filmes emblemáticos do cinema alemão e brasileiro. Marcelo Falcão é regente de orquestra e arranjador, foi fundador e regente titular da Babylon Orchester Berlin, entre 2019 e 2020, a orquestra residente no lendário cinema Babylon em Berlim. Dirigiu dezenas de apresentações de filme mudo com orquestra, apresentando clássicos como Metropolis, Nosferatu e Encouraçado Potemkin. Marcelo Falcão é também maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Santo andré e desde 2023 é regente convidado do Theatro São Pedro, onde já apresentou os clássicos Metropolis e Gabinete do Dr. Caligari. Em 2023 estreou na França com a Magic of Music Orchestra. Regeu orquestras como a Orquestra Nacional da Rússia, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Nacional Filarmônica da Geórgia, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Argovia Philharmonic, Orquestra Sinfônica da USP, Berlin Sinfonietta, Orquestra Jovem de São Petersburgo, MÀV Budapest Orchestra e grupos de música contemporânea, como o Divertimento Ensemble na Itália e Ensemble NAMES Salzburg. Os filmes, que incluem clássicos como Nosferatu (1921), Ganga Bruta (1933) e a animação As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), serão acompanhados por discussão com especialistas, fornecendo uma visão tanto na sétima arte quanto na música.


A programação da mostra inclui cinco filmes memoráveis, que serão acompanhados por debates com especialistas nas obras, proporcionando uma oportunidade para o público refletir sobre os aspectos técnicos e históricos de cada produção.


Nosferatu (1921) - FW Murnau

A mostra começa com o clássico expressionista Nosferatu , que será exibido nos dias 13 e 20 de março. A obra, que é uma das mais importantes do cinema de terror, acompanha a história de um agente imobiliário que, ao fechar um contrato com o misterioso Conde Orlok, acaba liberando um vampiro que se espalha peste e morte em sua cidade. A trilha sonora de Hans Erdmann, adaptada por Hans Brandner e Marcelo Falcão, será apresentada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro.

Cena do filme Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro. Crédito Acervo Cinemateca Brasileira
Cena do filme Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro. Crédito Acervo Cinemateca Brasileira

Ganga Bruta (1933) - Humberto Mauro

Nos dias 14 e 21 de março, o Brasil entra em cena com Ganga Bruta , um dos primeiros longos nacionais de Humberto Mauro. O filme conta a história de Marcos, que após um crime passional, se muda para uma cidade do interior onde, ao se apaixonar por Sônia, acaba provocando um conflito familiar. A trilha sonora de Radamés Gnatalli será interpretada ao vivo com arranjos de Leonardo Bruno e Marcelo Ramos.


O Tempo e o Vento (2013) - Jayme Monjardim

A mostra segue com O Tempo e o Vento , de Jayme Monjardim, exibido nos dias 15 e 22 de março. Um filme ambientado no final do século XIX no Rio Grande do Sul, narra o conflito entre duas famílias, com um cenário de guerra e resistência. A música de Alexandre Guerra será executada ao vivo para complementar essa trama épica, que explora a força da memória e das tradições familiares.

Cena da animação As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), de Lotte Reiniger
Cena da animação As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), de Lotte Reiniger


As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) - Lotte Reiniger

Por fim, nos dias 16 e 23 de março, será exibida a obra-prima de animação As Aventuras do Príncipe Achmed , de Lotte Reiniger. Considerado o primeiro longa de animação da história do cinema, o filme será acompanhado pela trilha sonora de Wolfgang Zeller, com arranjos de Freddie Philipps. Antes da exibição, o documentário As Aventuras de Lotte Reiniger e Moustapha Alassane (2018) será apresentado, contextualizando a produção da obra e a importância de Reiniger para o desenvolvimento do cinema de animação. Programação da Mostra

Datas: 13 a 23 de março de 2025

Local: Teatro São Pedro, São Paulo/SP

Ingressos: R$ 36 (meia) a R$ 72 (inteira)

O Theatro São Pedro, inaugurado em 1917, possui uma rica história cultural e já foi também cinematográfico. Hoje, é um dos maiores centros de música lírica e sinfônica da cidade, com uma programação que valoriza tanto a tradição quanto a inovação. O teatro, que é gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem se destacado também pela inclusão de obras cinematográficas, como a Mostra Cine São Pedro, que busca reviver a magia do cinema com a música ao vivo.


A Cinemateca Brasileira é uma das maiores instituições de preservação de filmes na América do Sul, com um acervo de mais de 40 mil títulos. O Goethe-Institut, com sua missão de promover o intercâmbio cultural, vem sendo um parceiro fundamental na realização deste projeto, destacando o diálogo entre culturas e a importância da arte cinematográfica.


A Mostra Cine São Pedro Brasil-Alemanha oferece uma programação imperdível para os fãs de cinema e música, que poderão vivenciar uma experiência imersiva e única no coração de São Paulo.


Comments


bottom of page