Bloco Os Capoeira leva mensagem ambiental às ruas da Vila Madalena com o tema “Deixe a Mata em Paz!”
- Vivendo de Shows
- há 6 dias
- 2 min de leitura
No dia 14 de fevereiro, a Casa de Cultura Os Capoeira leva mais um bloco às ruas, reunindo capoeiristas, percussionistas, alunos da oficina de percussão e adolescentes do Instituto Favela da Paz, em um chamado coletivo que conecta cultura popular e consciência ambiental
por Redação Vivendo de Shows

A Casa de Cultura Os Capoeira confirma mais um desfile no Carnaval paulistano e leva às ruas da Vila Madalena, no dia 14 de fevereiro, o Bloco Os Capoeira com o tema “Deixe a Mata em Paz!”. A proposta une capoeira, percussão e consciência ambiental em um chamado coletivo que conecta cultura popular, ancestralidade e defesa da vida.
O bloco nasce da expansão do trabalho artístico, educacional e cultural desenvolvido pela Casa de Cultura Os Capoeira, consolidada como um dos principais polos de valorização das culturas populares em São Paulo. O desfile reúne capoeiristas, percussionistas, alunos da oficina de percussão Os Capoeira e adolescentes do Instituto Favela da Paz, instituição que atua na formação artística de jovens da periferia paulistana, no Jardim Nakamura.
A preparação para o Carnaval acontece com ensaios semanais às segundas-feiras, a partir das 20h30, além de um ensaio aberto no dia 31 de janeiro, na quadra da Casa. O cortejo tem concentração em frente ao espaço cultural, na Rua Belmiro Braga, em Pinheiros.
A condução musical e artística dos ensaios e do desfile é liderada por Mestre Dalua, ao lado do núcleo Os Capoeira — Felipe Roseno, Mestre Leandrinho e Contramestre Cauê Silva — com apoio dos instrutores Mika Rodrigues, Jéssica Américo, Roggi, Samba Sam e Mestre Andrezinho, além da participação do cavaquinista Marcelo Resende.
Um dos símbolos do bloco, os guizos, seguem como naipe pioneiro nos desfiles, abrindo caminhos e convidando o público a caminhar junto, reforçando a dimensão participativa do cortejo. No dia do desfile, a programação começa ao meio-dia com a tradicional roda de capoeira, conduzida por Mestre Maurão e o Grupo Mandinga. O cortejo sai por volta das 15h e segue até as 18h.
A identidade visual do Carnaval 2026 também ganha destaque com o lançamento da camisa oficial do bloco, criada por Maju Espírito Santo. A arte traduz o conceito “Deixe a Mata em Paz!”, reunindo elementos da natureza, da capoeira e da ancestralidade, que ocupam tanto o desfile quanto o espaço urbano da Vila Madalena.
O Bloco Os Capoeira conta com patrocínio da Gruen, apoio da Poder Verde, parceria da Contemporânea e do Grupo de Capoeira Mandinga, produção da Ninas e realização da Casa de Cultura Os Capoeira, com fomento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

SERVIÇO — Bloco Os Capoeira
📍 Local: Casa de Cultura Os Capoeira
📌 Endereço: Rua Belmiro Braga, 186 – Pinheiros – São Paulo
Ensaios
🗓 Semanais: segundas-feiras, a partir das 20h30
🗓 Ensaio aberto: 31 de janeiro
Desfile 🗓 14 de fevereiro (sábado) ⏰ 12h – Roda de capoeira | 15h – Início do desfile | 18h – Encerramento





%20(1).png)



Comentários