Artistas independentes ganham cada vez mais espaço no mercado
- Rebeca Morais
- 5 de nov.
- 2 min de leitura
Crescimento do cenário musical brasileiro impulsiona sucesso de artistas independentes
Por Rebeca Morais, para o Vivendo de Shows

Graças ao avanço das plataformas digitais, da distribuição independente e das redes sociais, artistas que antes dependiam de gravadoras agora conseguem alcançar milhares ou até mesmo milhões de pessoas.
De acordo com o Spotify for Artists, mais da metade dos streams globais em 2024 vieram de artistas independentes ou fora das grandes gravadoras, e no Brasil esse movimento segue se expandindo. Hoje, plataformas como TikTok, YouTube, Deezer e o próprio Spotify se tornaram verdadeiras vitrines para os novos talentos, abrindo espaço para gêneros tão diversos quanto trap, sertanejo, pop e nova MPB.
Apesar da baixa remuneração do streaming, em 2023, mais de 70% da receita total gerada por artistas brasileiros no Spotify veio de nomes independentes ou vinculados a selos alternativos, um dado que ressalta a força, a autonomia e o espaço que vem sendo aberto para a nova geração musical.
Dicas para quem quer trilhar o caminho independente
Definir os objetivos da carreira artística: Fazer o planejamento de execução dos lançamentos, com os objetivos de curto, médio e longo prazo da carreira artística. Realizar também o orçamento dos investimentos que vão demandar o projeto.
Montagem de repertório: Ter clareza das mensagens, temáticas e sonoridades das músicas na hora de compor ou na hora de adquirir músicas, se o artista não for compositor. Para que esteja impressa a essência artística no repertório.
Estratégia de lançamento: Definir a data de lançamento do projeto (single, EP ou álbum), criar um calendário editorial para as redes sociais com postagens para divulgações antes e depois do lançamento, para aquecer e engajar o público.
Networking: Troque conhecimento com outros artistas e demais players do mercado, é através de boas parcerias que o artista consegue construir uma carreira sólida.
Constância: Para tudo na vida, a constância é a chave, e na carreira artística não é diferente. Pois o artista irá precisar alimentar sua base de fãs com conteúdos, interações e novos lançamentos, para que haja crescimento na carreira.
É aí que entra a HitHub Brasil, que conecta as ideias dos artistas à realização dos seus sonhos. A comunidade proporciona a união de compositores e produtores para criar repertórios fortes, facilitar lançamentos e impulsionar carreiras independentes de forma estratégica.
O sucesso hoje não depende apenas de um grande contrato, mas envolve visão, repertório e movimento. A nova geração de artistas brasileiros já está provando que independência também é sinônimo de potência e crescimento.





%20(1).png)



Comentários