Alma Djem lança o EP Harmonia e propõe reencontro com valores essenciais
- macetemusic
- há 18 minutos
- 2 min de leitura
Por Juan Nobre, da Macete Music, para o Vivendo de Shows.

Já está disponível nas plataformas digitais o terceiro e último volume do projeto Acústico em São Paulo, da banda Alma Djem. Intitulado “Harmonia”, o EP completa a trilogia iniciada com Luz e Liberdade, reafirmando a fusão de estilos e o compromisso da banda com mensagens que transcendem a música: amor, fé, diversidade e sustentabilidade.
Gravado em julho de 2024 na capital paulista, o novo trabalho traz cinco faixas marcadas por colaborações especiais e letras que convidam à reflexão sobre o impacto humano no planeta. O título do EP carrega uma mensagem urgente sobre o equilíbrio entre progresso e preservação ambiental, um dos temas centrais da obra.

A faixa de abertura é a potente releitura de “Sobradinho”, clássico de Sá & Guarabyra, que agora ganha nova roupagem nas vozes de Marcelo Mira (Alma Djem) e Tato, do Falamansa. A parceria musical reforça uma amizade iniciada em 2005 e já celebrada em outras ocasiões. Eles também dividem a autoria de outras duas músicas do EP: “Rede no Coqueiro” (com o Falamansa) e “Perfeitinha”.
Entre os outros destaques está “Abre Caminho”, que propõe uma visão colaborativa e empática do mundo, e “Amar Novamente”, música afetiva que marcou o início da trajetória da banda em 1999, e que agora ressurge em versão acústica. A faixa “Flor e Tangerina”, em parceria com a banda Macucos, aprofunda os laços com o Espírito Santo — estado importante na história do Alma Djem. Fechando o EP, “Manga Rosa e Guaraná”, com Filipe Toca e o rapper baiano Lord Natri, exalta as diferenças como força de união.
Mais que um lançamento, Harmonia é um manifesto musical por um mundo mais justo, plural e consciente. Em tempos de polarização e crise ambiental, o EP propõe um reencontro com valores essenciais — e mostra que viver em harmonia é também cuidar do mundo que habitamos.